segunda-feira, 24 de junho de 2013

Consciência Política- 5 anos

Como eu já disse antes por aqui, o Rafa é muito sensível. No primeiro grande protesto no centro do RJ, nós estávamos assistindo ao JN e ele viu todas aquelas cenas de guerra que a mídia decidiu focar, olhei para o lado e o Rafa com o olho cheio d`'agua e medo, me disse que iria para o quarto, pois nào queria assitir aquela cena e eu deixei.

No dia seguinte, as cenas se repetiram e eu decidi que era o momento de explicar a ele tudo que estava acontecendo e da melhor forma que encontrei, disse que o nosso país estava tentando se "transformar", que as pessoas estavam cansadas dos políticos roubarem o nosso dinheiro ou investirem em obras super faturadas, enquanto tantos morriam por falta de atendimento, crianças deixavam de estudar, dentre tantas outras coisas absurdas.

De uma forma que fosse mais simples dele entender, eu comecei a explicar:

Eu: "Sabe o que tá acontecendo meu filho? Existe muita gente má no mundo e os ladrões não são só esses que a gente vê na rua. O nosso presidente, governadores, prefeitos, que são pessoas que deveriam cuidar para todo mundo ter direito a estudar em uma escola boa, ter um hospital legal, também são malvados, porque eles roubam o nosso dinheiro para comprar coisas para eles. Imagina se a mamãe pega todo o dinheiro do seu cofrinho e usa pra comprar um presente só para mim, você ia gostar?"

Rafa: "Não, eu ia ficar muito triste"

Eu: "Então, é isso que eles fazem e essas pessoas que estão na rua, estão ali brigando pra essas pessoas nunca mais mexerem no nosso cofrinho de forma errada."

Rafa: "Mas mamãe, como eles conseguiram pegar o seu cofrinho e de todas essas pessoas?"

Eu: "Rafa, imagina que existe um banco, muito grande, onde todas essas pessoas colocam uma parte do dinheiro. Imaginou? Então, essas pessoas conseguem entrar nesse banco, porque eles deveriam pegar o nosso dinheiro e cuidar para que a mamãe não precisasse pagar o seu colégio, ou o João Maurício (pediatra do Rafa), ou então o hospital particular que você vai quando você fica muito dodói. Rafa, você sabia que muitas crianças estudam em colégios que não tem parquinho, ar-consdicionado ou professores? Eles não tem aula de artes, de música, de educação física."

Rafa: "Eles não tem aula de inglês? Nem espanhol? Nem francês? NÃO TEM PARQUINHO? Tadinhos...."

Eu: "Não tem nada disso, filho! Porque eles pegam o nosso dinheiro e compram casas em Angra, aviões, viajam para Paris, compram barcos, um monte de coisa que só eles usam e enquanto isso tem um monte de gente que morre filho, porque não conseguem um médico ou não tem remédios. Por isso, aquelas pessoas estão na rua, elas querem que eles só mexam no nosso cofrinho se for para eles darem presentes pra gente também."

Rafa: "Isso acontece em todos 'país', mamãe?"

Eu: "Não Rafa, não em todos, em alguns países as pessoas não roubam assim"

Rafa: "O nosso país tá muito errado... é muito trsite né, mamãe?"

Uma criança de 5 anos, é capaz de entender todo o horror que vivevmos diariamente, enquanto muitos continuam achando que o povo está a fim só de bagunça....






Um comentário:

  1. cade vez que vc posta uma historia nova, eu amo mais vcs. e fico mais chocada com o Rafa! Como pode um baby(eu vejo ele ainda baby) falar essas coisas?

    ResponderExcluir